Re: [obm-l] FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA!

Esta história da ponte foi tema de um episódio da
série mythbusters. Pra falar a verdade eu não faço
idéia de como determinar frequências de ressonância de
um objeto complexo. Talvez só seja possível por
ensaio. No caso de uma ponte, acho que um chute seria
aproximar por uma haste longa e delgada, e considerar
o comprimento e a velocidade do som no material. Ou
seja, as possíveis frequências de ressonância seriam
os harmônicos baixos que dependeriam do comprimento da
ponte e da velocidade do som no meio.
Supondo, por exemplo, uma velocidade do som no meio de
3.000 m/s e uma ponte de 3 Km, pode não ser uma idéia
muito feliz ficar dando batidas com uma frequência de
1 Hz...

A propósito, os mythbusters não fizeram nenhuma
ponderação a respeito e apenas testaram vibrações
aleatoriamente.

Bem, acho que isso está ficando off-topic demais...

--- Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis

Promoção Yahoo! Acesso Grátis: a cada hora navegada você acumula cupons e concorre a mais de 500 prêmios! Participe! http://yahoo.fbiz.com.br/