[obm-l] RE: [obm-l] DUPLA NEGAÇÃO!

PRIMEIRO PROBLEMA
1)quem usa o m.a. é fulano.
2)sicrano usa óculos.
3)quem usa o m.a. usa óculos.

Há três possibilidades para o m.a.:
-Sicrano:
Neste caso ele ñ pode citar 2) pois então o 3) se tornaria verdade e nem
pode dizer o 1)
que é uma mentira neste caso então ele diria o 3). Com isso o 1) e o 2)
serão mentiras
porém, com o 2) sendo mentira teríamos: sicrano ñ usa óculos, como verdade o
que não
compactua com o fato 3), que também é uma verdade.
-Fulano:
Ele é obrigatoriamente o autor da afirmação 1), sendo assim, a 2) e a 3) são
mentiras de
modo que "sicrano não usa óculos" é uma verdade, e "quem usa o m.a. não usa
óculos" também é
uma verdade, desse modo, pelas duas afirmações anteriores, sicrano teria que
usar o m.a.,
que é uma mentira, portanto fulano também não usa o m.a..
-Beltrano:
Aqui beltrano pode dizer a 2) ou a 3), sendo a 1) sempre mentira desse modo:
Com ele dizendo a 2): as verdades seriam: "sicrano usa óculos", "quem usa o
m.a. não usa
óculos" e "quem usa o m.a não é fulano". Não há nenhuma contradição.
Com ele dizendo a 3): as verdades seriam: "quem usa o m.a. usa óculos (ou
seja, beltrano usa
óculos)", "sicrano não usa óculos" e "quem usa o m.a. não é fulano". Também
não há
contradições

Assim concluímos que quem usa o m.a. é beltrano.

SEGUNDO PROBLEMA (esse é mais interessante!!)
O primeiro nativo sempre irá negar a pergunta independentemente de ser
político ou não,
desse modo o segundo nativo sempre está falando a verdade, ele não é
político, quanto ao
terceiro nativo ele pode ser político ou não: quando o terceiro é político o
primeiro não
é político, quando o terceiro não é político o primeiro é político.

Eu cheguei a essa conclusão, talvez esteja faltando mais algum dado (ou
talvez eu não
consegui ver algo), pois eu não consigo afirmar quem de fato é político...

Provavelmente, se o estrangeiro perguntasse se o primeiro nativo não é
político,
ao invés de perguntar se ele é político, haveria uma resposta definida,
vamos ver:

Digamos que não ser político é ser honesto (e não ser honesto é ser
político, obviamente).
Assim a pergunta feita pelo estrangeiro ao primeiro nativo equivaleria a :
"Você é honesto?".
Ocorrerá uma coisa interessante caso o primeiro nativo seja político, ele
terá duas
possibilidades para fazer sua mentira:
-Se ele diz : "não, não sou um político (ou seja, não sou honesto)", ele
estará dizendo que
é um político, e deste modo estará dizendo a verdade em relação a sua
identidade e a mentira
em relação a pergunta feita.
-Se ele diz : "sim, não sou um político (ou seja, sou honesto)", ele estará
dizendo que não
é um político, e deste modo estará dizendo a mentira em relação a sua
identidade e a verdade
em relação a pergunta feita.
Afinal o que ele iria preferir dizer? A verdade em relação a sua identidade
e a mentira
em relação a pergunta feita ou vice-e-versa?
Acredito que só a lógica não é capaz de resolver esse novo problema!! (Ao
menos a minha
lógica não!!!).

Assim que alguém conseguir solucionar esse mistério, por favor dê sua
explicação, e quem não
chegar a nada (assim com eu), demontre uma saída, algo que algum outro
nativo poderia falar
para matar o mistério (acredito que isso não é nada fácil).

Estou esperando ansiosamente!!!