Re: [obm-l] periodo

1 - f(x) periódica implica em:
f(x)=f(x+p)=f(x+n*p)=cos(sqrt(x+n*p)), n inteiro.
2 - cos é periódica com período 2*Pi.

Assim, f(x) periódica implica em
cos(sqrt(x)) = cos(sqrt(x+p)) = cos(sqrt(x)+2*n*Pi) =>
sqrt(x+p) = sqrt(x) + 2*n*Pi =>
x+p = x +4*n*Pi*sqrt(x) +(2*n*Pi)^2=>
p = 4*n*Pi*sqrt(x) + (2*n*Pi)^2

O período fundamental seria com n=1:
p = 4*Pi*sqrt(x) + (2*Pi)^2

Porém a expressão depende de x, e portanto p não é
constante, ou seja,  f(x) não é periódica. Esse
raciocínio não é muito formal, mas acho que basta.

[]´s Demetrio

--- Danilo Nascimento <souza_danilo@yahoo.com.br>

agora!

http://br.beta.messenger.yahoo.com/