Re: [obm-l] Raizes irracionais de um polinomio P(x)

Supondo-se que a, b e c sejam inteiros com sqrt(c)
irracional, podemos afirmar sim. Para provar isto, uma
sugestao: primeiro, mostre que se P admitir b*sqrt(c)
como raiz, entao P admite -b*sqrt()c). Com base no
teorema de Taylor, em torno de a, extenda a conclusao
para o caso geral.

Artur

--- filipe junqueira <filipejunqueira@msn.com> wrote:

> CAros amigos da lista e NIcolau....
> Como vão?
>     Meu professor(na verdade mais de um deles) e eu
> tivemos algumas duvidas
> em relação a uma "regra" de raizes polinomiais.
> Ai vai ela..
> Seja p(x) um polinomio de grau n que possui
> coeficientes inteiros. Seja uma
> de suas raizes= a+b(sqrtc) | é possivel afirmar que
> com certeza a-b(sqrtc)
> tambem é raiz.
> Isso é verdade para todo p(x) com coeficientes
> inteiros?
> Se for, tal teorema tem nome?
> [...]

Yahoo! for Good
Donate to the Hurricane Katrina relief effort.
http://store.yahoo.com/redcross-donate3/