[obm-l] A VERDADE!

Olá, Pessoal! Desculpa a demora no retorno, mas é que apesar da minha boa
vontade, continuo sem computador. Fiquei surpreso e com certo orgulho com o
nível de discussão gerado pelo singelo probleminha que lancei na lista "por
acaso" após encontrá-lo em antigas anotações do ginásio. Quanto à sua
origem, me foge à imaginação, falhas genéticas, alheias ao meu intento.
Seria interessante entrar nesta seleta discussão, mas infelizmente não tenho
Know-how para tanto, pois "em briga de elefante, lugar de macaco é na
árvore...". A minha contribuição se limitará a enviar "na íntegra" a
resolução de um professor da FGV, que aliás é contemporâneo do Elon.

É preciso fazer duas perguntas, a qualquer um deles. A primeira é: "Você é o
honesto?" Se a resposta for "sim", pergunte então: "Quem é o honesto?" Se
for ele, apontará a si mesmo. Se não for, apontará o verdadeiro, pois estava
mentindo na primeira resposta. Se a primeira resposta for "não", ele é um
mentiroso que está dizendo a verdade. A próxima resposta será mentira.
Pergunte então: "Quem não é o honesto?" E ele apontará o honesto.

A propósito! Considere as seguintes acusações: "José Francisco mente". Diz
Francisco José. "Maria José mente". Diz José Francisco. "Francisco José e
José Francisco mentem". Diz Maria José. Mas, então, quem fala a verdade?

Temos aqui um problema de pessoas que estão dizendo mentiras e de gente que
está sendo verdadeira, mas não sabemos quem são uns e outros. Há várias
maneiras de o descobrir. Examinem pelo menos duas...

Abraços!

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br