Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Olá Nicolau,
na verdade, dá para superpor duas vezes (em cada
pergunta) a política que eu sugeri, de modo a sempre
obter a verdade.

Em outras palavras, se com 2 perguntas aninhadas, a
gente consegue um "inversor", com 4 perguntas
aninhadas, a gente sempre obtém a verdade.

E então, mesmo sem a auto-referência, a gente consegue
 distinguir o honesto entre 8 pessoas, fazendo uma
pesquisa binária desde o início.

O exemplo é um "pouquinho" enrolado, mas acho que
funciona:

Pergunte a "A":
- Se minha próxima pergunta a você for
     "Se minha próxima pergunta a você for
        ""Se minha próxima pergunta a você for
          """Existe um honesto entre tais fulanos?"""
        você me responderá um SIM?""
     você me responderá um SIM?"
  você me responderá um SIM?

[]s,