Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Olá Nicolau,
esse solução (resolvendo para 8) também é interessante
- aliás, é A MAIS INTERESSANTE -, apesar de eu também
achar um pouco "apelativa" pela auto-referência.

O que imaginei anteriormente, resolveria apenas para 5
participantes (A,B,C,D,E), da seguinte forma:

Pergunte a "A":
 - Se minha próxima pergunta a você for "Existe apenas
1 honesto entre vocês?" , você me responderá um "SIM"?

O honesto responderá SIM, e um desonesto responderá
NÃO. Supondo que "A" seja desonesto, agora você faz a
seguinte pergunta a "A":

- Se minha próxima pergunta a você for "O honesto se
encontra entre B e C?" , você me responderá um "SIM"?

Se a resposta for "NÃO" , então o honesto é B ou C.
Caso contrário, o honesto é D ou E.
Supondo que tenha respondido "NÃO", agora você
pergunta a "A":

- Se minha próxima pergunta a você for "O honesto é
B?", você me responderá um "SIM"?

Se a resposta for "NÃO" , o honesto é B, caso
contrário é C.

As outras derivações se resolvem do mesma modo, sempre
usando a "dupla filtragem pelo desonesto", de forma a
sempre obter a resposta invertida.

Mas como falei, essa minha solução ficou "na poeira",
pois só consegue resolver para 5 pessoas...

[]s,
Rogerio Ponce.

--- "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>

http://br.download.yahoo.com/messenger/