Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Olá Nicolau,
sua solução é bonita porque resolve para qualquer número de pessoas.
Mas, e se todos (como sugeriu o Chicão) só puderem responder "sim" ou "não" a qualquer questão?

Parece-me que - neste caso de apenas 5 participantes - ainda é possível resolver com apenas 3 perguntas.

[]'s
Rogerio Ponce

"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br> escreveu:
On Wed, Sep 14, 2005 at 05:06:24PM -0300, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Acho que nao. Se as perguntas forem dirigidas a A e o honesto for B,
> ele pode dar as duas seguintes respostas (em qualquer ordem):
>
> "O honesto e o B." (verdade)
> "O honesto e o C." (mentira)
>
> Voce so pode concluir que o honesto e ou B ou C.

Só para dar um tom mais positivo às minhas contribuições:
você sempre pode resolver o problema com as 3 seguintes perguntas:
"Quem é o honesto?", "Quem é o honesto?", "Você é honesto?".
Se as duas primeiras perguntas receberem a mesma resposta,
nosso interlocutor é honesto e a terceira pergunta é supérflua.
Se as duas primeiras perguntas receberem respostas diferentes
então sabemos que nosso interlocutor não é honesto e portanto
com a terceira resposta ele indicará qual das duas primeiras
respostas era a correta.

[]s, N.

http://br.download.yahoo.com/messenger/