Re: [obm-l] Duas de MATFin

2-Uma empresa dispõe de uma duplicata de R$ 12.000,00, com vencimento em
três meses. Ao procurar um banco e propor o desconto da duplicata, é informada que a
taxa de desconto simples por fora é de 10 % ao mês e ainda há uma cobrança de uma
taxa de 0,5 % sobre o valor da duplicata para cobrir despesas de administração, cobrada
na data do desconto;
a) Qual o valor líquido recebido pela empresa?
b) Que taxa efetiva de ganho do banco nessa operação?

desconto por fora:

valor do desconto:
D=i*t
onde i e a taxa anual, pois a duplicata e paga anualmente
D=0,1am*12aa*3
D=3,6

valor nominal da duplicata e 1200 pois o tempo e dado em meses;

100-3,6 - - 12000
3,6 ------------x
x=R$448,13  e o valor do desconto sobre a duplicata quando se paga 3 meses antes, de modo que o banco recebe:

(12000-448,13)+0,5%*(12000-448,13)=R$11609,63

em vez do banco receber 12000/12=R$1000/mes, ele receberá
11609,63/7 = R$1658,62/mes
1658,62/11609,63=14,29%am

Chegaram às minhas mãos duas questões de mat. Financeira e estou me vendo em "papos de aranha" para resolver....

Se alguém tiver uma folguinha e puder me dar uma mãozinha agradeço muitíssimo...

1-Uma aplicação em caderneta de poupança é atualizada pela TR e remunerada
por uma taxa de juros de 6 % ao ano capitalizado mensalmente. Qual foi o rendimento
total desse investimento em um mês que a TR foi de 2,857 %.

[...]

Valeu pessoal muito grato um abraço a todos, Marcelo.

No iBest, suas horas navegadas valem pontos que podem ser trocados por prêmios. Sem sorteio! Inscreva-se já! www.navegueeganhe.com.br