[obm-l] Provar que existem racionais que satisfazem.....

Pessoal,

Será que alguém poderia me ajudar com este probleminha:

Sejam a,b e x reais tais que: "a+b < x". Prove que existem
r1 e r2 racionais tais que r1+r2<x, a<r1 e b<r2.

O problema me pareceu bem intuitivo usando que entre dois reais diferentes sempre
existe um racional. Assim, eu sei que existe um racional q tal que "a+b < q" e sei
que todo racional pode ser escrito com soma de dois outros racionais.

Mas não consegui concluir o exercício...

Se alguém puder ajudar, muito obrigado.