RE: ENC: [obm-l] Problema do casal de filhos

> [...]
>M, H
>M, M
>
>Na primeira situação descrita no problema, sabemos que a criança mais
>velha é um menino. Só podemos ter duas das quatro situações acima:
>
>H, M
>H, H
>
>Ou seja, para a outra criança (a mais nova) ser um menino, só há uma
>situação entre duas possíveis. Por isso que a probabilidade é 1/2.
>
>Na segunda situação, só sabemos que uma das duas crianças é menino. Ou
>seja, das quatro situações possíveis, estamos lidando com apenas três

Aqui vou descordar um pouquinho...vou dizer que existem 4 possibilidades

1. Entrou na sala o filho mais vellho entre 2 meninos
2. Entrou na sala o filho mais novo entre 2 meninos
3. Entrou na sala o filho mais velho que tem uma irmazinha
4. Entrou na sala o filho mais novo que tem uma irmazona

probabilidade 2/4 = 1/2 .  E ai, como e que fica?