[obm-l] RES: [obm-l] Preciso de ajuda - Matemática Básica

1) Por que 1 grau se divide em 60 minutos?

Porque, para angulos, assim se definiram graus e minutos. Pelo mesmo motivo que 1 hora se divide em 60 minutos (de tempo) e 1 km se divide em 1000 m.  Pelo mesmo motivo que, quando o Farenheit bolou a sua escala de temperatura, ele achou legal estabelecer em 32 F o ponto de congelamento da agua e em 212 F o ponto de ebulicao. Porque 32 e 212, soh ele sabe responder..
Como meu sobrenome eh Steiner e eu trabalho com energia eletrica, eu poderia definir uma unidade de potencia como 1 Steiner = (raiz(2)/(ln(5,973)) MW. Em algum lugar do mundo, talvez alguem achasse interessante usar esta unidade.

2) De todos os empregados de uma firma, 30% optaram por um plano de assistência médica. A firma tem a matriz na Capital e somente duas filiais, uma em Santos e outra em Campinas. 45% dos empregados trabalham na matriz e 20% dos empregados trabalham na filial de Santos. Sabendo-se que 20% dos empregados da Capital optaram pelo plano de assistência médica e que 35% dos empregados da filial de Santos o fizeram, qual a porcentagem dos empregados da filial de Campinas que optaram pelo plano?

O numero de empregados da capital que optaram pelo plano representa 0,20 X 0,45 = 0,09 = 9% do total de empregados da empresa
O numero de empregados de Santos que optaram pelo plano representa 0,35  X 0,20 = 0,07 = 7% do total de empregados da empresa
Logo, o numero de empregados de Campinas que optaram pelo plano representa representa 30 - (9 + 7) = 14% do total de empregados da empresa
Em Campinas trabalham 35% dos empregdaos da empresa. Logo, o percentual dos empregados de Campinas que optaram pelo plano eh de 24/35 = 0,4 = 40%.

Conclusao: os empregados de Campinas parecem mais preocupados com a saude do que os empregados de Sao Paulo e de Santos

Artur