RES: [obm-l] Problema do casal de filhos

Caramba...chegamos a um consenso?

-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em
nome de Fábio Dias Moreira
Enviada em: domingo, 21 de agosto de 2005 21:54
Para: Thyago A. Kufner
Assunto: Re: [obm-l] Problema do casal de filhos

[21/08/2005, kufner@gmail.com]:
> [21/08/2005, luizviola@terra.com.br]:

> Digamos que H representa um filho homem e M uma filha mulher.
> Como o casal teve dois filhos, as possibilidades são (na ordem mais
velha,
> mais nova):

> H, H
> H, M
> M, H
> M, M

> Na primeira situação descrita no problema, sabemos que a criança mais
velha
> é um menino. Só podemos ter duas das quatro situações acima:

> [...]

Sim, mas nos casos (H, M) e (M, H) a probabilidade do menino, e não a
menina, entrar na sala, é 1/2 (afinal de contas, o enunciado não diz
nada que poderia sugerir uma assimetria entre um eventual menino e uma
eventual menina). Logo os três casos que você mostrou *não têm* a
mesma probabilidade -- a probabilidade desses dois casos é, digamos,
x, e, como a probabilidade de um menino entrar no caso (H, H) é o
dobro da dos outros casos, a probabilidade de (H, H) é 2x. Como a soma
das probabilidades é 1,

x + x + 2*x = 1 <=>
x = 1/4 <=>
2*x = 1/2.

Essa é, na realidade, uma aplicação do Teorema de Bayes -- o argumento
que eu fiz acima foi uma versão intuitiva da demonstração formal:

http://mathworld.wolfram.com/BayesTheorem.html

(E, de fato,

(1/4*1)/(1/4*1/2+1/4*1/2+1/4*1) = 1/2

como se poderia esperar.)