[obm-l] RES: [obm-l] ANÁLISE BAYESIANA(De Jorge p´/ a lista)

Nao eh propriamente uma analise Bayesiana, certo?

Supondo-se que o fabricante conheca as probabilidades, ele pode tomar o que
se chama, na literatura de planejamento, de decisao sob risco. Vai maximizar
valor esperado de seu lucro. Interpretando que, neste contexto, estavel e
favoravel tenham  o mesmo significado, hah dusa decisoes possiveis, com
lucros esperados L1 e L2, em milhares de US$:

1) Amplia agora: L1 = 328*(1/3) + (-80)*(2/3) = 56
2) Amplia no proximo ano fiscal: L2 = 160*(1/3) + 16*(2/3) = 64

Assim, sob a otica do maior lucro esperado, a melhor decisao eh postergar a
ampliacao para o proximo ano fiscal.

Se o fabricante nao tiver ideia sobre as probabilidaes, temos um caso de
planejamento sob incertezas. Uma abordagem usual para este caso eh criterio
de Savage, tambem conhecido por minimo maximo arrependimento. Temos a
seguinte matriz,  que dah os lucros conforme a decisao tomada e o cenario
que venha se concretizar.

					Estabilidade
Recessao
Ampliar agora				328
-80
Ampliar proximo ano			160
16

Se o fabricante tivesse bola de cristal, as suas decisoes ideais, conforme o
cenario, seram:

Estabilidade  -   Ampliar agora  --   	L = 328
Recessao    -    Ampliar proximo ano   -  L = 16

Podemos agora montar a chamada "pay-off matrix", a matriz de arrependimento.
O arrependimento de uma decisao em um cenario eh a diferenca entre o lucro
para aquele cenario se tivesse sido tomada a decisao otima e o lucro efetivo
da decisao tomada no cenario em questao.

						ARREPENDIMENTOS

					Estabilidade
Recessao		Maximo
Ampliar agora				0
96			96
Ampliar proximo ano			168				   0
168

Assim, sob a otica do minimo maximo arrependimento (Savage), a melhor
decisao eh ampliar agora
Observe que desconhecer probabilidades eh algo muito difrenete de assumir
queos cenarios sao equiprovaveis.

Para a ultima questao, acho que aih nao eh so matematica, nem sog tecnicas
de tomada de decisao. Hah um aspecto subjetivo, que eh a aversao risco. Se o
fabricante tiver perfil de jogador de roleta, vai apostar todas suas fichas
na estabilidade. Se der estabilidade, tudo bem, se nao der - quebou. Se
tiver perfil conservador, averso ao risco, vai na seguranca e amplia so no
proximo ano. Com toda a certeza desiste de um lucro muito expressivo, mas
garante um lucro minimo e a continuidade do negocio.

Artur

ke