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Re: [obm-l] Exercícios



Saulo, obrigado pela ajuda.
 
A primeira eu entendi..só que na segunda, tem alguma maneira de demonstrar sem utilizar Diagrama de Venn?
No vestibular posso utilizar este diagrama pra demontrar?
 
Obrigado.

saulo nilson <saulo.nilson@gmail.com> escreveu:
1-
A = numero de alunos que tem pais professores n(A) = n-120
B = numero de alunos que tem mae professor n(B) = n-130
Aintercessao com B = mae e pai professor , n(AinterB)=5

Auniao com B = soma do numero de alunos que possuem um pai ou uma mae
professores ou os dois.
n(AuniaoB)= n(A)+n(B)-n(AinterB)

55 = n-120 +n-130-5
2n = 310
n= 155

2-
n(A - (B união C)) = 15
n(B- (A união C)) = 20
n(C-(A união B)) =35
n(A união B união C) = 120
N((A inter B) união (A inter C) união (B inter C))
U =uniao
I= intercessao

Se vc fizer o diagrama de Venn, vc vai ver que:

n(A união B união C)= n(A - (B união C))+n(B- (A união C))+n(C-(A
união B))+ N((A inter B) união (A inter C) união (B inter C))
120=15+20+35+ N((A inter B) união (A inter C) união (B inter C))

N((A inter B) união (A inter C) união (B inter C))=50
O dado estranho e erro de impressao


On 8/11/05, admath wrote:
>
>
> 1) Num colégio verificou-se que 120 alunos não tem pai professor, 130 não
> tem mãe professora e 5 tem mãe e pai professores. Qual o número de alunos do
> colégio, sabendo-se que 55 alunos possuem pelo menos um dos pais professor e
> que não existem alunos irmãos?
>
> Resp: 155
>
>
>
> 2) Se A, B e C são conjuntos tais que n(A - (B união C)) = 15, n(B-A (A
> união C)) = 20, n(C-(A união B)) =35 e n(A união B união C) = 120, então,
> N((A inter B) união (A inter C) união (B inter C)) é igual a quanto?
>
>
>
> Resp: 50 ....esse exercício é do livro do iezzi (volume 1)..esse dado:
>
> n(B-A (A união C)) = 20 não está estranho?
>
>
>
> Obrigado.
>
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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