Re: [obm-l] RES: [obm-l] Sucessão

   Oi Arthur. O problema original era o seguinte:
   Calcular o somatório(0<=k<=n){1/sen[(2^k)a]}, onde adtmitíamos que
sen[(2^k)a]<>0.
   Esse você apresentou uma solução bem legal e mais rápida que a
minha. Você tentou encontrar uma função que transformava o somatório
original em uma soma telescópica. E eu havia utilizado os polinômios
de Chebyschev que acaba me gerando uma resposta rapidamente.Porém, era
um número que parecia ser complexo e o que dava trabalho era mostrar
que, na verdade, era cotg(a/2)-cotg{a/[(2^n)a]}.
   O que eu estou tentando fazer é:
   Calcular o somatório(0<=k<=n){sen[(2^k)a]}.
   Acredito que este também não possa ser representado por uma fórmula
fechada. Mas não tenho conhecimento nenhum teorema para garantir isso.
   Obrigado!