Re: [obm-l] Segunda prova da IMO - Problema 4

   Oi pessoal,
   Segue solução do problema 4 após a mensagem do Shine. Creio que isso
completa as minhas soluções da IMO. Comentários, dúvidas, críticas, etc
serão muito bem vindos.
   Abraços,
            Gugu

>Oi gente, lá vai o segundo dia da IMO.
>
>Como a primeira prova de ontem, eu mesmo traduzi
>agora.
>
>Ainda não pensei nos problemas de hoje, mas eles
>parecem ser bem legais!
>
>Os de ontem foram bem legais também. No começo, achei
>que os problemas eram difíceis porque nem tinha muita
>idéia de como resolver, mas depois que parei para
>pensar com mais calma consegui resolver dois problemas
>(1 e 2).
>
>4. Determine todos os inteiros positivos relativamente
>primos com todos os termos da seqüência infinita a_n =
> [...]

   Vamos achar os primos que dividem algum a_n, com n>=1 (esses não podem
dividir nenhum elemento desse conjunto de inteiros positivos em questão).
Temos que 2 divide a_1=2+3+6-1=10, e 3 divide a_2=2^2+3^2+6^2-1=48. Além
disso, como (x-1)(x-2)(x-3)(x-6)=x^4-12x^3+47x^2-72x+36, a seqüência
satisfaz a recorrência a_(n+4)=12.a_(n+3)-47.a_(n+2)+72.a_(n+1)-36.a_n (isso
pode ser verificado diretamente, mas vejam também o artigo sobre recorrências
na Eureka 9). Se p é um primo diferente de 2 e 3, 36 e' inversível módulo p,
e a recorrência é reversível:
a_n=(36)^(-1).(72.a_(n+1)-47.a_(n+2)+12.a_(n+3)-a_(n+4)) (mod p). Assim, a
seqüênciaa_n módulo p é puramente periódica (tem que ser periódica a partir
de um certo ponto pois têm que existir naturais distintos k e m com
a_(k+j)=a_(m+j) (mod p) para j=0,1,2,3 (pois (Z/pZ)^4 é finito), donde
a_(k+j)=a(m+j) (mod p) para todo j natural e, pela reversibilidade, para
todo j inteiro. Como a_(-1)=1/2+1/3+1/6-1=0, devemos então ter a_n=0 (mod p)
para infinitos valores naturais de n. Assim, todo primo divide a_n para
algum inteiro positivo n, donde o único inteiro positivo que satisfaz a
condição do enunciado é o 1.