[obm-l] RE: [obm-l] Um problema de raciocínio lógico

Ola Carlos e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

A questao e realmente trivial e em qualquer banca de jornal voce encontra
desafios logicos bem mais elaborados que este> Podemos fazer assim :

Da afirmacao I concluo :

C1 : O lotus e o primeiro carro
C2 : O segundo carro e vermelho.

Da afirmacao II concluo :

C3: O Braham e o sexto carro
C4 : O quinto carro e preto.

Da afirmacao III e considerando II, concluo que :

C5: O maclaren e o quarto carro
C6: O terceiro carro e azul

Da afirmacao IV e considerando I, concluo que :

C7 : O segundo carro e uma ferrari vermelha.

Da afirmacao V e considerando C6, concluo que :

C8 : O terceiro carro e um Renault azuil ( RESPOSTA )

Estou supondo que alguem olha os carros "pela frente" e escuta as afirmacoes
: TODAS AS AFIRMACOES SAO RELATIVAS A ESTE REFERENCIAL. A afirmacao IV foi
mal formulada, pois "a direita da ferrari" pode levar alguem a se imaginar
dentro do carro e, neste caso, "a direita da ferrari" significa "a esquerda"
de quem olha pela frente.

Todavia, a banca pode objetar dizendo : "nao e razoavel mudar o referencial"
... Mas e certo que ela nao escreveu ESTA QUESTAO com suficiente clareza.
Sera que eles terao a grandeza de reconhecer isso e alterar o gabarito ?

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,0800,190705

>From: Cca <cca@gregosetroianos.mat.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Um problema de raciocínio lógico
>Date: Tue, 19 Jul 2005 01:40:19 -0300
>
>Caros amigos,
>
>A questão que transcrevo abaixo apareceu na prova de "Raciocínio Lógico" do
>teste ANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em
>Administração) de fevereiro de 2004. Trata-se de um gênero de problema
>bastante simples. Entretanto, neste caso específico, percebi certos
>detalhes que, conforme penso, invalidam a questão. Minhas observações foram
> [...]

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador