Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dúvida denovo sobre Analise Combinatória

Carlos Gomes wrote:

> A maneira coreta é C_9,3 . C_6,3.C_3,3 = 1680
> Cgomes
> ----- Original Message ----- From: "Gabriel Bastos Gomes"
> <gabriel_bgomes@hotmail.com>

Em combinatória normalmente há várias maneiras corretas . A maneira que
o carlos apontou como correta é apenas uma das soluções corretas que
consiste em 3 decisões independentes: 1) Escolher 3 dos 9 para preencher
o primeiro quarto (C9,3), 2) escolher 3 dos 6 restantes para preencher o
segundo quarto(C6,3) e 3) Colocar o restante das pessoas no terceiro
quarto(1). Como as decisões são independentes pode-se usar o principio
fundamental da contagem obtendo a resposta indicada.
Outra maneira de pensar o mesmo problema: Suponha que cada quarto tenha
3 camas, então o problema consiste em colocar 9 pessoas em 9 camas, o
que pode ser feito de 9! maneiras. Acontece que a ordem das camas em
cada quarto não altera a disposição das pessoas nos quartos, então cada
uma das possibilidades foi contada 216 vezes e a resposta passa a ser
9!/216 =1680.
Assim como essa segunda maneira de ver o problema (talvez menos natural
do que a primeira) há diversas outras maneiras de se chegar ao resultado
correto (até mesmo fazendo a listagem de todas as disposições
possíveis). Se vc está estudando combinatória é interessante que vc
mantenha a cabeça aberta para várias maneiras de resolver o mesmo
problema. Assim vc terá mais opções de estratégias em outros exercícios.

[]'s MP