Re: [obm-l] sistemas lineares

Title: Re: [obm-l] sistemas lineares
Michele:
Em primeiro lugar se voce examinar a demonstracao da
regra de Cramer, voce vera que o resultado so vale se
o determinante do sistema for diferente de zero. A regra
de Cramer, portanto, nao se dedica a discutir nada.
Em segundo lugar, mesmo que algumas pessoas insistam
em "discutir" um sistema linear usando os tais determinantes
Dx, Dy, etc, elas devem saber que a conclusao pode ser falsa.
Por exemplo, considere o simples sistema:
x + y + z = 1
2x + 2y + 2z = 3
3x + 3y + 3z = 5
Neste sistema, D = 0, Dx = Dy = Dz = 0. Os que usam erradamente
a regra de Cramer para discutir sistemas devem dizer que este
sistema eh indeterminado. Mas nao eh. Este sistema eh impossivel!
Em terceiro lugar, determinante eh coisa muito pouco pratica.
Quando o sistema tem 3 incognitas, ainda se admite que se possa
usar determinantes para resolver, mas, na vida real, sistemas
lineares costumam ser muito maiores. Engenharia eletrica e Economia
sao areas que costumam lidar com sistemas grandes. E ninguem
eh doido o suficiente para pensar em usar determinantes.
Ha algum tempo, um conhecido meu do IMPA calculou o tempo
que um computador comum como o meu ou o seu levaria para
calcular um determinante 20X20. E o resultado foi: 1 ano,
1 mes e 17 dias.

Abraco,

W.