Re: [obm-l] Ajuda com um problema sobre fatorização e inteiros

--- Bruno Bruno <brunobbruno@gmail.com> escreveu:

> Se x^2 - 5x - 1 é um quadrado perfeito, podemos
> escreve-lo como
> (x-a)^2 , onde a também é inteiro.

De onde saiu esta ideia? Este fato eu nao sei se e
verdadeiro ou falso mas nao tenho muita certeza...

> x^2 - 5*x - 1 = (x-a)^2 = x^2 - 2*a*x + a^2
> -5*x - 1 = - 2*a*x + a^2
> 5*x + 1 - 2*a*x + a^2 = 0
> x(5-2*a) + a^2 + 1 = 0
> -x = (a^2 + 1)/(5 - 2*a)
>
> para que x seja inteiro, sendo a inteiro, basta que
> o denominador seja
> 1 ou -1

Bem, se a fracao for irredutivel a sua conclusao pode
estar correta. Por exemplo, 200/100 e inteiro.

http://www.msn.es/usuario/busqueda/barra?XAPID=2031&DI=1055&SU=http%3A//www.hotmail.com&HL=LINKTAG1OPENINGTEXT_MSNBH