RE: [obm-l] Caso de divisibilidade

  Meu computador ficou com defeito essa semana,
finalmente estou de volta...
  Realmente, eu estava tentando provar o teorema com p
composto porque o enunciado do exercício não dizia
nada sobre ele ser primo. Será que nesses casos é de
praxe mandar um e-mail pro autor listando essas
pequenas falhas que a gente encontra?
  Aqui vai a prova mais simples que eu consegui fazer
supondo p primo:

m(n) = (p^a - n) / n
comb(p^a,k) = número de combinações de p^a tomados k a
comb(p^a,k) = p^a/k * m(1) * m(2) * ... * m(k-1)

  Provar que p divide comb(p^a,k):

  Supondo n menor que p^a, n = p^b * j , 0<=b<a ,
(j,p) = mínimo múltiplo comum de j e p = 1:

m(n) = (p^a-p^b*j)/(p^b*j) = p^b*(p^(a-b)-j)/(p^b*j)
m(n) = (p^(a-b)-j)/j

  Logo, m(1) * ... * m(k-1) pode ser escrito na forma
M/J, sendo que (J,p) = 1. Tomando k na forma:

k = p^d*f , 0<=d<a , (f,p) = 1

  Temos:

comb(p^a,k) = p^(a-d) * M / (f * J)

  Como comb(p^a,k) é inteiro e (f*J,p) = 1, f*J divide
M. Logo, p^(a-d) divide comb(p^a,k).

  Abraços a todos. Valeu pelas dicas!
  Maurício

> Eu supuz que p é primo. Se não for, então o teorema
> não vale.

> esse
> de a
> comb(a,b)=a!/((a-b)!b!),
> c>=2,

> igual a
> (1 <=

> imediata

> dos

Yahoo! Sports
Rekindle the Rivalries. Sign up for Fantasy Football
http://football.fantasysports.yahoo.com