RE: RES: [obm-l] Oswald de Souza (off)

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Thu, 23 Jun 2005 13:12:55 -0400
Assunto: RE: RES: [obm-l] Oswald de Souza (off)

> O Super Buffara e tambem um exemplo de que existem otimos 'Matematicos' que
> nao cursaram faculdade de Matematica. Grande Claudio: eu quero ser que nem
> vc quando eu crescer :).

Oi, Quert:

Agradeço o elogio mas volto a dizer que você está cometendo comigo o mesmo engano que o público em geral parece cometer com o Oswald de Souza, o qual, segundo consta, nem matemático é e muito menos o maior matemático do Brasil. É exatamente o meu caso aqui na lista obm-l: não sou matemático e muito menos o maior matemático da lista (aliás não chego nem perto), mas talvez seja o participante mais ativo. Daí a impressão errônea.

E pra fugir do off-topic, aqui vai um probleminha de álgebra:

Seja p(x) = a_0 + a_1*x + ... + a_n*x^n, onde:
n >= 1  e  a_0 >= a_1 >= ... >= a_n > 0.
Prove que todas as raízes de p(x) têm módulo >= 1.

[]s,
Claudio.