RE: [obm-l] ax + by = c

ESsa é uma Equação Diofantina.

Como vc mesmo notou o mdc (23, 10 ) =1. Assim, existe uma combinação linear
inteira de 10 e 23 dando 1, isto é, existem x* e y* em Z tq  23x* + 10y* =
1. Multiplique x* e y* por 5 e vc obterá uma solução particular da eq.
diofantina.

É fácil ver q todas as soluçlões da eq. serão da forma: x = x* - 10k  e y =
y* + 23k, com k inteiro.

Qq dúvida, escreva novamente ou consulte um çlivro de Teor dos Num q tenha
um capítulo sobre eq. diofantinas.

Fred.

>From: "Maurício" <briqueabraque@yahoo.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] ax + by = c
>Date: Tue, 14 Jun 2005 21:35:25 -0700 (PDT)
>

>   Oi, pessoal,
>
>   Estou lendo um livro de teoria dos números que me
>pede como exercício que resolva a equação:
>
>   ax + by = c
>
>para x e y, com a,x,b,y,c inteiros. O livro não diz
>como fazer. Como c tem que ser múltiplo do máximo
>divisor comum o que eu fiz foi adaptar o algoritmo do
>Euclides para calcular o mdc, ou seja, eu calculo o
>resto de a/b, depois o resto de b dividido por esse
> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br