Re: [obm-l] probleminha antigo...

Eu nao sou o Claudio (pelo menos ate ontem :) ), mas
vou responder a sua pergunta:

Nao e uma tarefa das mais faceis (pelo menos para mim)
arranjar interpretacoes combinatorias para certos
tipos de somas. Eu mesmo, so penso nelas depois de ter
resolvido o problema, por metodos menos elegantes.

Falando nisso, pode-se ate pensar em series como esta,
de um modo geral:
S(n)=2*1^2+ 5*2^2+8*3^2+...+(3n-1)*n^2
S(n)=\sum_{1 <= i <= n} (3n^3-*n^2)
S(n)=3*\sum_{1 <= i <= n} (n^3)
      -\sum_{1 <= i <= n} (n^2)

Ai ce faz a conta para esses dois casos, e fim!

Bem, depois de um tmpo filosofando, eu talvez ache uma
interpretacao cabivel para este fenomeno.

--- Vinícius Meireles Aleixo

Yahoo! Mail, cada vez melhor: agora com 1GB de espaço grátis! http://mail.yahoo.com.br