Re: [obm-l] Valor máximo

DEOLIVEIRASOU@aol.com escreveu:

> Esqueci de mostrar a função....f(x)= 3 cosx + 2senx

> Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra
> <http://mail.terra.com.br/>.
> Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 24/05/2005 / Versão:
> 4.4.00 - Dat 4498

Para esse tipo de função, tente fechar essa expressão num sen ou num cos.

Sugestão de resolução:

f(x) = 3.cosx + 2.senx
Eu quero chegar num resultado do tipo sena.cosx + senx.cosa para fechar
em sen(a + x)

Não existe sena = 3, nem cosa = 2, mas eu posso afirmar que sena/cosb = 3/2
Entao eu construo um triângulo com catetos 3 e 2. Aplicando pitágoras
nesse triângulo, eu obtenho que a hipotenusa vale raizde(13).

Assim, se eu dividir a equação por raizde(13) eu obtenho os senos e
cossenos desejados:
f(x)/raizde(13) = cosx.3/raizde(13)   +   senx.2/raizde(13)
Pelo nosso triângulo, se eu chamar o ângulo conveniente de a, eu tenho
que "3/raizde(13) = sena" e "2/raizde(13) = cosa"

Entao:
f(x)/raizde(13) = sena.cosx + senx.cosa = sen(a + x)
f(x) = raizde(13).sen(a + x)
O maior valor que o seno assume é 1, logo o maior valor de f é raizde(13).