Re:[obm-l] Transcendentes - forma definitiva.

Oi Claudio e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Resposta correta.

Em linhas gerais, a historia do problema e a seguinte : alguem resolveu um
problema mostrando que haviam duas respostas possiveis, uma das quais
deveria ser falsa. Uma estudante reclamou querendo saber a opcao correta. Eu
invoquei o teorema do Gelfond e identifiquei a resposta correta :

Gelfond => raiz(2)^raiz(2) e transcendente => e irracional

E entao resolvi construir explicitamente uma sequencia de numeros
transcendentes que tinha como limite um numero natural. Aqui entrou o GUGU,
reclamando que mesmo nao sabendo provar a transcendencia, nao haviam
hipoteses suficientes para postular tal transcendencia. A reclamacao dele,
correta e justificavel, era implicitamente a proposicao de um problema :
este problema abaixo, onde voce ensaia uma solucao ...

Voce faz a observacao basica e fundamental : fixando a "base", o restante (
o expoente ) tende para o mesmo limite. Dai, na sua linguagem, r=t^r. Daqui
sai tranquilo o resto. Note que se voce faz uma tal passagem perante algumas
assembleias que amam o detalhe, muito provavelmente voce sera linchado e
execrado... Eu sempre achei notavel a capacidade de algumas pessoas de
essencializar
o trivial e trivializar o essencial. Mas elas existem. E sao muitas !

Note tambem que o pulo logico final precisa ser conectado com o "e" as
demais hipoteses.

Quer descobrir algo que vai lhe surpreender ? Mantenha do lado esquerdo do
cerebro o numero e=2,71... Com o lado direito estude as sequencias da forma
X^X^X^... QUE CONVERGEM. Procure descobrir algo equivalente a um "raio de
convergencia".

E com os melhores votos
de paz profunda, sou

Paulo Santa Rita
3,2154,170505

>From: "claudio.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>
>To: "obm-l" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re:[obm-l] Transcendentes - forma definitiva.
>Date: Tue, 17 May 2005 13:47:18 -0300

>me
>geral.

>ou

>Oi, Paulo:
>
>Se lim A(n) existe e é igual ao racional r, então lim A(n+1) = r.
>Portanto, teremos: r = t^r ==>
>t = r^(1/r) = algébrico ==>
>contradição, pois estamos supondo que t é transcendente.
>
>Logo, ou lim A(n) não existe ou existe mas é irracional.

> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br