Re: [obm-l] Problemas de Algebra

   Oi Claudio,
   Qual e' esse problema 26 da secao 2.5 ?
   Gostei muito do exemplo do Nicolau. Eu pensei em alguns outros depois de
responder a mensagem, por exemplo, um grupo G gerado por a e b com b de ordem
2 e sem outras relacoes. O conjunto H dos elementos cuja representacao
simplificada e' uma palavra formada pelas letras a, a^(-1) e b tal que o
numero de a's nas suas k primeiras letras e' sempre maior ou igual ao numero
de a^(-1)'s, para todo k, e' um subgrupo e aHa^(-1) esta' estritamente
contido em H - senao b=axa^(-1) para algum x em H, mas x tem que ser
a^(-1)ba, que nao esta' em H. Outro exemplo e' G={bijecoes crescentes de R
em R} e H={f(x) em G tal que lim (x->+oo) f(x)/x existe e e' racional
positivo}. Se a=a(x)=x^3, afa^(-1)(x)=f(x^(1/3))^3, e, se f(x)/x tende a c
racional positivo entao afa^(-1)(x)/x tende a c^3, que tambem e' racional
positivo. Por outro lado, f(x)=2x pertence a H, mas se afa^(-1)(x)=2x entao
f(y)=2^(1/3).y, que nao pertence a H. Eu tentei um pouco achar um exemplo
natural com G={bijecoes de N}, mas so' consegui versoes artificiais de
exemplos anteriores...
   Abracos,
             Gugu