Re: [obm-l] autovalores , autovetores

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Mon, 02 May 2005 13:44:25 -0300
Assunto: Re: [obm-l] autovalores , autovetores
> Vamos passar a limpo.
> Os resultados seguintes sao do livro de R.A Johnson e Dean W. Wichern
> (Applied Multivariate Statistical Analysis)
>
> I - Seja A uma matriz kxk simetrica. Entao A tem k pares de autovalores
> e autovetores, a saber:
> c1, e1, ..., ck, ek
> Os autovetores podem ser escolhidos de forma a satisfazer
> 1 = e1'*e1 = ... = ek'ek e serem mutalmente perpendiculares. Os
> autovetores sao unicos a menos que dois ou mais autovalores sejam iguais

Ou seja, existe uma base ortonormal do R^n formada por autovetores de A.
Isso é verdade mas não é tão básico quanto o argumento que eu usei, que só envolve o teorema da imagem e do núcleo e, de fato, vale pra qualquer matriz de posto 1 e não apenas uma da forma u*u'.

> II - A decomposicao espectral de uma matriz kxk simetrica A é dada por
> A = c1 e1'*e1 + ... + ck ek'*ek

Eu não sabia disso, mas chequei meus alfarrábios e é verdade sim.
É uma consequencia do teorema espectral.
Nesse caso, eu costumo supor que os ei's são vetores-coluna, de modo que o produto que resulta numa matriz nxn é ei*ei' = matriz cujas linhas são múltiplos escalares de ei, onde o escalar da i-ésima linha é a i-ésima componente de ei.
Assim, (ei*ei')*ej = 0  (vetor coluna)  e  (ei*ei')*ei = |ei|^2*ei = ei.

> [...]
>
> Quando voce diz que os autovetores serao LI se os autovalores
> correspondentes forem distintos, considere
> u' = (4 2 7 6)
> Fiz as continhas no Mathematica, e veja
> u'*u =
> {{16, 8, 28, 24}, {8, 4, 14, 12}, {28, 14, 49, 42}, {24, 12, 42, 36}}
>
> eigenvalues = {105, 0, 0, 0}
>
> eigenvectors = {{4, 2, 7, 6}, {-3, 0, 0, 2}, {-7, 0, 4, 0}, {-1, 2, 0, 0}}
>
> MatrixRank[eigenvectors] = 4 (!)
>
> Veja que autovalores iguais deram origem a autovalores L.I (pois a
> matriz formada pelos 4 autovetores tem posto = 4).

Isso pode. Um exemplo mais simples ainda seria a matriz identidade, onde cada vetor do R^n é um autovetor correspondente ao autovalor 1.
O que não pode é autovalores distintos darem origem a autovetores correspondentes L.D.

> O que eu falei estava errado pois na expressao
> A = c1*e1'*e1 + ... + cn*en'*en
> eu estava interpretando (talvez por bebedeira) como a compoiscao de A
> coluna por coluna, ou seja ignorando o fato de que em'*em é uma matriz.

autovalor 1 ==> autovetor (-1,2)^t
autovalor 6 ==> autovetor (2,1)^t

[-1]*[-1  2] = [  1   -2 ]  = A(1)
[ 2 ]               [-2    4 ]

[ 2 ]*[ 2  1] = [ 4   2 ]  = A(6)
[ 1 ]               [ 2   1 ]

1*A(1) + 6*A(6) = [ 25   10 ]
                            [ 10   10 ]
Normalizando (ou seja, dividindo por 5), obtemos A.
Conclusão: eu errei nas contas...

> Os autovetores sao
> {2,1} e {-1,2}
>
> Tirando o fato que eu esqueci de omitir (e voce citou)

"esqueci de omitir?" ????

> que os
> autovetores deveriam ser normalizados o resultado (II) é confirmado pelo
> Mathematica (ao que parece voce apenas errou ao calcular os autovetores)
> Concorda?

Yes, sir!

[]s,
Claudio.