Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] cálculo no R^n

Eu acho que esta f é uma "contração fraca", ou seja, ||f(x) - f(y)|| <
desigualdade das contrações, justamente porque a f vai ficando cada
vez mais "linear" quando <x,x> fica perto de 1...
(Bom, acabei de ver: use y=0 e x = u(1-eps) onde u é um unitário e
eps->0. Isso nos dá uma desigualdade acima com 1-eps < k < 1, para
todo eps... então não dá para ser uma contração forte - aquela que tem
um k < 1 - mas acho que ainda assim o argumento só usa contração
fraca)

Té mais,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa