[obm-l] Princípio das gavetas

Olá, pessoal!

Antes de mais nada, obrigado ao Cláudio e ao Qwert pela solução do problema.

Como estou com um tempinho livre, vou escrever uns pensamentos muito
rápido. Vejam se tem algum fundamento.

Em 39 números consecutivos, formo 13 conjuntos disjuntos, cada qual com
3 números consecutivos. Obviamente, um deles é múltiplo de 3, o que
implica que a soma dos algarismos de um elemento de cada um dos 13
conjuntos é igual a 3k.

Tomando esse elemento de cada um dos 13 conjuntos, tenho 13 múltiplos
consecutivos de 3, ou seja, 13 números cuja soma dos algarismos é um
múltiplo de 3. Como são 13 números e todos são consecutivos, tô pensando
se existe um meio de garantir que uma dessas somas também é múltiplo de 11.

O que vocês acham?

[]s,

Márcio.