Re: [obm-l] Círculo e elipse

    Acho que esse é mais fácil ainda, mas talvez mais
interessante: trata-se da aplicação mais simples dos
ângulos de Euler.
    Seja a equação "canônica" da circunferência no
plano xOy' como
                 x^2+y'^2=R^2
    Supondo uma rotação de b em torno do diâmetro em
y'=0 (eixo Ox)para o plano xOy, temos y=y'.cos b
ou
       y=sqrt(R^2-x^2).cos b .

    Elevando ao quadrado e simplificando teremos

    [(x^2/R^2)+(y^2/R^2.cos^2(b)]=1

I.e. o eixo maior da elipse é o próprio R e o menor a
sua projeção no plano xOy.

    Poderiamos olhar como figuras de Lissajous, mas
isso é mais para Física, e a noite já está alta.

   []'s
Wilner