Re: [obm-l] Re: [obm-l] Análise

Neste caso, como f é crescente, só pode ter descontinuidades de
primeira espécie (saltos). Mas neste caso, a hipótese dada (ou seja,
para todo d em [f(a), f(b)] existe c em [a, b] tal que f(c) = d
implica que não pode haver saltos (pois neste caso, ao cara do "meio
do salto" não corresponderia c algum, já que f é crescente). Daí f é
contínua pois não possui saltos nem outras descontinuidades mais
complicadas.

Uma observação legal é que pode-se ter funções que sejam descontínuas
mas que tenham a "Propriedade do Valor Intermediário"(PVI). Os
melhores exemplos que eu conheço são dados pelo teorema que diz que a
derivada de qualquer função tem a PVI; tome agora a função f(x) = x^2
* sen(1/x), cuja derivada é 2x*sen(1/x) - cos(1/x) para x != 0 e f'(0)
= 0. Ela tem a PVI, mas não é contínua no zero.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa