Re: [obm-l] C-homogeneidade implica C-Linearidade?

Tem aquele exemplo famoso (?) de uma funcao F:R -> R que satisfaz a F(x + y)
= F(x) + F(y) mas que eh descontinua em toda a reta.

A ideia eh tomar uma base {r_i} (necessariamente nao enumeravel) de R sobre
Q e, dado o real x = a_1*r_1 + ... + a_n*r_n (a_i: racionais; r_i: elementos
da base) definir F(x) = a_1 + ... + a_n.

Pela definicao e propriedades de uma base, temos F(x + y) = F(x) + F(y).

Alem disso, eh claro que F(x) eh racional para cada x real, de modo que, se
a eh irracional e x <> 0, entao F(ax) <> aF(x).

[]s,
Claudio.