Re: [obm-l] Problema sobre valor minimo

Valeu, Claudio. Em primeiro lugar, eu esqueci de colocar que x, y e z
são reais positivos por hipótese.
Eu havia feito o seguinte:
xyz(x+ y + z) = 1 <==> xz(xy + y^2 + yz) = 1 (I)
(x + y)(y + z) = xz + xy + y^2 + yz
De (I) vem que xy + y^2 + yz = 1/xz. Sendo assim, o segundo membro de
(II) pode ser escrito como xz + 1/xz, que, pela desigualdade das médias,
é >= 2. O que me deu dor de cabeça foi o fato dessa questão ter caído
numa prova respeitável e o gabarito indicar 2/3 como resposta. Como você
chegou ao mesmo que eu por outro caminho, penso que o gabarito está furado.

Obrigado de novo.

Márcio.