Re: [obm-l] Problema sobre valor minimo

on 10.03.05 20:27, Marcio M Rocha at ddcristo@bol.com.br wrote:

> Olá, pessoal.
>
> Leciono Matemática mas não tenho experiência com problemas olímpicos.
> Como penso que todo professor de matemática que se preze deve buscar
> aprender aquilo que não sabe (ao invés de se acomodar à matemática
> "burocrática" da maioria das escolas), tenho buscado várias fontes.
> Tenho feito algum pequeno progresso, mas vou precisar da ajuda de vocês.
> Tenho certeza de que contarei com ela.
>
> Sendo assim, para começar, peço ajuda com o seguinte problema: Se
> x.y.z.(x + y + z) = 1, qual o valor mínimo de (x + y).(y + z)?

> [...]
Supondo que x, y e z sao reais positivos, teremos:
xyz(x + y + z) = 1 ==>
y^2 + (x+z)y - 1/(xz) = 0 ==>
y^2 + (x+z)y + xz - (1/(xz) + xz) = 0 ==>
y^2 + (x+z)y + xz = 1/(xz) + xz ==>
(x + y)(y + z) = 1/(xz) + xz >= 2 quaisquer que sejam x e z positivos, com
igualdade sss xz = 1 ==>
(x + y)(y + z) >= 2.

O minimo de 2 eh atingido, por exemplo, com x = z = 1 e y = raiz(2) - 1.

[]s,
Claudio.