Re: [obm-l] séries - CORRECAO

Resposta interessante e bem original, Cláudio. Acho
que vc só se enganou em qual sequencia pegar. Ao invés
da soma de A_n deveria ser a soma de B_n. Isto é, a
parte imaginária do seu desenvolvimento. Observe que a
soma da série original converge para Pi/2, que é de
fato o valor do argumento ao final da sua conta.

Uma observação interessante sobre este tipo de série é
que basta uma troca de sinais em elementos alternados
para transformar uma série de Pi em série de log.

Uma outra solução (a que eu tinha) usa a série de
arctan e a relação:
arctan(z) + arctan(z´) = Pi/2, onde:
|z| = 1 e z´é o complexo conjugado de z.

Esta série proposta é obtida fazendo z=1/2 +
i*sqrt(3)/2.

De qualquer modo, o problema bom mesmo é a série 2...

[]´s

Demétrio

--- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>

http://br.download.yahoo.com/messenger/