Re: [obm-l] Re: [obm-l] En: [obm-l] Tangência...

Ate hoje, a unica explicacao aceitavel que eu conheco para a definicao de reta tangente e a que usa limite (e de quebra define a derivada!).
Voce pode entender retas tangentes assim: pegue uma curva bem-feita (sim, uma curva lisa e bem bonitinha! Nao quero complicacoes com rabiscos e coisas do genero...), e escolha um ponto T, fixo, para tracar a tangente. A pergunta e: como tracar esta tangente?
Simples: pegue um ponto P nas proximidades de T, e faca com que P caminhe devagar e chegando cada vez mais perto de T.Desenhe as retas PT, a medida em que isto acontece (imagine um software que pudesse fazer a animacao deste processo). A reta limite seria entao a tangente que voce procura.
E claro que isso nao esta 100% formal mas ai ja e outros detalhes...

Ah, esta propriedade da reflexao e a seguinte: se um ponto de luz esta num dos focos de uma elipse metalica (bem espelhadinha), os seus raios focalizam-se no outro foco.

Alan Pellejero <mathhawk2003@yahoo.com.br> wrote:
Olá Bruno!
Como é essa propriedade que vc falou?
Abraço!

--- Bruno Bonagura escreveu:
> É essa a minha dúvida, pois queria saber a definição
> rigorosa que sirva no
> meu caso para elipse. Em uma circunferência para
> definir reta tangente basta
> dizer que a reta dista a medida do raio ao centro da
> circunferência.
> Mas por exemplo para elipse eu não tenho menor idéia
> da definição, se for
> dito que é uma reta que encontra em só um ponto
> então qualquer reta ou curva
> concorrente é tangente. E também existem retas que
> são tangentes em um ponto
> de uma curva, porém secantes em outro.

> [...]

http://br.download.yahoo.com/messenger/

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador do Yahoo! agora.