[obm-l] RE: [obm-l] Probleminha de Física

Ola,

A sua solucao esta correta SE supormos que a esferinha não rola. Note que eu
disse que esferinha desce "rolando". Logo, a solucao nao esta correta.

Mas a linha de raciocinio e a que voce descobriu, bastando que no uso da lei
da conservacao da energia voce tambem considere a parte gasta para fazer a
bolinha rolar. E em verdade um problema elementar de dinamica da rotacao,
coisa que voce encontra em qualquer bom livro de Fisica Elementar ( Por
exemplo, no Halliday )

Aqui vai outro, nao tao elementar : Um prato de plastico e arremessado quase
horizontalmente para o ar, de tal modo que o prato gira ao mesmo tempo que
seu plano oscila. Descreva o movimento de rotacao do prato e mostre que as
oscilacoes sao duas vezes mais rapidas que a rotacao ( rotacao em torno do
seu proprio eixo de simetria )

Essa e uma lista de Matematica. Fazendo justica a isso, aqui vai um problema
de Matematica :

Seja An=1/N + 1/(N+1) + ... 1/(3N-3) + 1/(3N-2). Calcule lim An, quando N
tende ao infinito.

Um Abracao a Todos !
Paulo Santa Rita
3,0905,010305

>From: "gg.gomes" <gg.gomes@terra.com.br>
>To: "obm-l" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] Probleminha de Física
>Date: Mon, 28 Feb 2005 23:10:07 -0300

>raio R
>esferinha
> >

>Tendo como h a altura onde a esferinha perde contato com a semi-esfera
>temos que:
>h/R=cos x
>h=Rcosx
>
>Usando-se a conservaçao da energia mecanica entre o topo e o ponto onde ela
>perde contato com a semi-esfera
>
>mv^2/2=mg(R-h)
> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br