[obm-l] provas do ime - versao 4

Caros colegas da lista,
obrigado pelos comentarios. Realmente a
divulgacao das provas do ime tem, para mim,
dois grandes objetivos:
i) democratizar o acesso a este material
(Brasil adentro);
ii) ter uma memoria sobre as questoes do ime

O unico problema deste material e´ se ele se tornasse
absoluto, sendo aceito como um gabarito padrao.
Isto seria muito ruim, pois tiraria muito da beleza da solucao
de algumas das questoes. Realmente olhando algumas solucoes
das provas de outras pessoas/instituicoes eu
chego a ficar envergonhado com as minhas saidas algebricas
para problemas geometricos. Peco ate´ desculpas ao geomtras
de plantao nesta lista. Numa proxima versao
eu devo trocar o termo "gabarito"  por "saolucoes propostas";
Acho que nao seria problema se eu apontasse ainda para outros
sites que tem solucoes de provas do ime (Estude+ e um site do Cesario);
Isto facilitaria o aluno a buscar outras respostas, outros caminhos etc.

De qualquer forma, eu me defendo um pouco deste possivel problema,
colocando o enunciado em separado das provas, na primeira parte
do material. Assim, o leitor fica motivado a primeirotentar
resolver as provas, e pode usar a segunda parte do material
apenas como referencia para conferir seu raciocinio (e o meu).

De qualquer forma, tudo isto serve como terapia para mim,
que vou tentndo incrementar o material a cada versao.
O trabalho e a familia ao mesmo tempo
que impedem um ritmo mais rapido, estimulam a manutencao
deste desafio que e´ tornar o material cada vez mais completo.

Nao sei se alguns de voces tem nocao da dificuldade que e´ preparar
cada prova. Mas o pouco de realimentacao que recebo me motiva
a continuar. De qualquer forma, uma vez por ano, quando
o vestibular se aproxima sei que alguem vai estar usando
o material em algum canto do Brasil, provavelmente longe
dos grandes centros.

Sinceramente, acho que em 5 anos (!) o material vai estar no nivel
que eu gostaria. Ate´ la´ entao. Espero contar com a ajuda
dos interessados.

Grande abraco,
sergio

PS para manter compatibilidade com o link anterior,
eu vou reativar o link www.lps.ufrj.br/~sergioln
dando acesso a versao 4 atual.