Re: [obm-l] CONJUNTOS (BOAS)

[26/2/2005, andre_sento_se_barreto@yahoo.com.br]:
> Me diga uma coisa eu não entendi a do irracional elevado a um irracional...

> no caso x = raiz q. de 2 , ae vc eleva os dois lados a raiz q. de 2 , ae fica

> x ^raiz q. de 2 = 2, mas isso diz que x ^raiz q. de 2 = 2 é
> racional mas não diz nada a respeito de x, estou certo?

Cuidado -- eu não disse isso; eu *defini* que x = sqrt(2)^sqrt(2).
Por definição, x é um irracional elevado a um irracional. Se x for um
número racional, o problema acabou, pois x é exatamente o que estamos
procurando (um irracional elevado a um irracional dando um racional).
Senão, então x^sqrt(2) é um irracional elevado a um irracional, e
sabemos que este último número vale 2.

Logo, em qualquer uma das hipóteses, conseguimos encontrar um
irracional elevado a um irracional dando um racional. Logo a resposta
ao problema é "sim".

> Agora me esclareça uma coisa. Veio um arquivo em anexo no
> documento um tal de file... que arquivo é esse??? Meu PC não
> identifica ele acho...

Pode ficar tranqüilo; o arquivo é só a minha assinatura digital.

[]s,

--
Fábio Dias Moreira

PGP signature