Re: [obm-l] CONJUNTOS (BOAS)

Oi Fábio,

Me diga uma coisa eu não entendi a do irracional elevado a um irracional...

no caso x = raiz q. de 2 , ae vc eleva os dois lados a raiz q. de 2 , ae fica

x ^raiz q. de 2 = 2, mas isso diz que x ^raiz q. de 2 = 2 é racional mas não diz nada a respeito de x, estou certo?

No caso então irracional elevado a irracional é sempre irracional?

Obrigado

Atenciosamente

André Sento Sé Barreto

André Barreto <andre_sento_se_barreto@yahoo.com.br> wrote:
Oi Fábio,

Obrigado pela resolução, essas foram as que estavam me pegando...

Agora me esclareça uma coisa. Veio um arquivo em anexo no documento um tal de file... que arquivo é esse??? Meu PC não identifica ele acho...

Atenciosamente

André Sento Sé Barreto

Fábio Dias Moreira <fabio@dias.moreira.nom.br> wrote:
[25/2/2005, andre_sento_se_barreto@yahoo.com.br]:
> 6- 39) (ITA-74) Sejam A, B e D subconjuntos não vazios do
> conujunto R dos numeros reais. Sejam as funções f: A -> B, (y =
> f(x)), g: D -> A (x = g(x)) e a função composta (fog): E -> K, Então
> os conjunto E e K são tais que:
> a) E contido A e K contido D
> b) E contido B e K contém A
> c) E contém D, D diferente E e K contido B
> d) E contido D e K contido B
> e) nenhuma das respostas anteriores
> 0bs: assinalei a (d).

Certo.

(Mas eu tenho objeções ao enunciado: em todos os bons livros de
matemática que eu conheço, se f: A -> B e g: B -> C são funções,
então, *por definição*, a composta de g com f é (gof): A -> C.
Naturalmente, podemos restringir o domínio e o contradomínio de gof,
mas isso tem que ser indicado, mesm! o que implicitamente.)

> *** 8- Um irracional elevado a um irracional pode ser racional?
> (alguem pode mostrar um exemplo e a prova ou só a prova mesmo está
> bom)

Considere x = sqrt(2)^sqrt(2). Se x for racional, acabamos. Senão, x é
irracional. Mas então x^sqrt(2) = [sqrt(2)^sqrt(2)]^sqrt(2) =
sqrt(2)^[sqrt(2)*sqrt(2)] = sqrt(2)^2 = 2, que é claramente racional.

(Para satisfazer a sua curiosidade, x é irracional; na realidade, x é
transcendente -- ou seja, x não é raiz de nenhum polinômio de
coeficientes inteiros.)

[]s,

--
Fábio Dias Moreira

> ATTACHMENT part 2 application/pgp-signature

http://br.download.yahoo.com/messenger/

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador do Yahoo! agora.