Re: [obm-l] Denovo o problema de elipse...

Os angulos BFT' e AFT são complementares, se e somente se o angulo
TFT' for reto. Como FBT' e FAT são retos, concluimos que os triangulos
BFT' e AFT são semelhantes se e somente se o angulo TFT'. Vamos chamas
o angulo BFT' de m e o anfulo AFT de n. T'B será b , FB será a, TA
será d e AF será c.

Assim, sen m = b/a = c/d
Por semelhança de triangulos, d/a = b/c
Formamos entao um sistema:
{b/a = c/d
{d/a = c/b
Tal sistema só será valido, se os triangulos forem semelhantes, o que
ocorrerá somente no caso de TFT' ser reto. Para testar o sistema,
isolamos c na primeira linha e temos:
c = bd/a
d/a = c/b = (bd/a)/b = d/a

Ora, como d/a = d/a se e somente se TFT' for reto, TFT' é reto.