Re: [obm-l] 3 problemas em aberto

on 22.02.05 10:07, Domingos Jr. at dopikas@uol.com.br wrote:

> não sei se isso é equivalente ao número de soluções de
> x_1 + ... + x_4 = 8
> sujeito a  0 <= x_i <= 4
>
> onde x_i seria o número de quadrados abaixo do corte na i-ésima coluna.
>
> a minha dúvida é em relação ao "um só corte"... ie, x_1 > 0 e x_2 = 0 é
> um corte só? na minha opinião, não deveria ser, mas x_1 = 0 e 1 < x_i <
> x_4 para i > 1 sim.

Concordo. Por isso uma restricao deve ser 1 <= x_2, x_3 <= 3.

Essa foi justamente a ideia que eu tive. Por exemplo, a solucao (0,3,2,3)
representa um corte valido apesar de ter x1 = 0. Mas, se voce girar essa
solucao 90 graus, voce obterah uma outra igualmente valida que nao estah
incluida nas solucoes da equacao acima.

[]s,
Claudio.