Re: [obm-l] 3 problemas em aberto

>3) Dado um tabuleiro quadriculado de 4 x 4, com cada casa pintada de uma cor
>distinta, deseja-se cortá-lo em dois pedaços de igual área mediante um só
>corte, que siga os lados das casas do tabuleiro. De quantas maneiras se pode
>fazer isto?

não sei se isso é equivalente ao número de soluções de
x_1 + ... + x_4 = 8
sujeito a  0 <= x_i <= 4

onde x_i seria o número de quadrados abaixo do corte na i-ésima coluna.

a minha dúvida é em relação ao "um só corte"... ie, x_1 > 0 e x_2 = 0 é
um corte só? na minha opinião, não deveria ser, mas x_1 = 0 e 1 < x_i <
x_4 para i > 1 sim.