[obm-l] =?Windows-1252?B?RnVu5+NvIA==?=

Senhores Matemáticos,
é possível criar uma fórmula geral para calcular a medida do lado de um polígono em função do número de lados desse polígono?
Por exemplo, qual é o lado de um triangulo inscrito em uma circunferencia? temos uma circunferencia de diametro x e isso vai me dar um triangulo (equilátero) com lado igual a y. E se fosse um quadrado inscrito numa circunferenica? idem.
Esse problema serve para resolver um problema de mecânica, em que eu tenho um círculo e tenho que fazer x furos espaçados igualmente, assim temos a circunferencia em que os furos serão feitos e a quantidade de furos menos 1 será um polígono de n lados (furos - 1) que precisamos saber quanto será a distancia entre um furo e outro dentro do círculo onde eles serão feitos. Na mecânica existe uma tabela para isso, mas eu gostaria de fazer uma fórmula geral, é possível, alguém saberia responder? Como fazer a divisão num círculo numa chapa de ferro para inserir 30 furos espaçados igualmente? (por exemplo) qual é a formula do polígono de 29 lados inscritos numa circunferencia de diametro x? Será possível existir uma fórmula geral para qualquer valor de número de furos?