[obm-l] Propriedade de Elipse

Estou com um problema para demonstrar uma propriedade de elipse.
Na realidade eu não tenho certeza absoluta que a propriedade é verdadeira, mas tudo me indica que sim. Eu tive um "flash" para resolver um exercício do IME que precisa dessa suposta propriedade hehe. Mas simplesmente não consigo encontrar um meio não analítico (geométrico) para demonstra-la.

Agradeço qualquer ajuda, crítica ou comentário.

Aqui está o endereço da imagem para a questão.
http://bbonagura.blog.uol.com.br/images/elipse.jpg