Re: [obm-l] Moedas em sacos

Olá,

   Não sei se meu raciocínio está correto, mas eu pensei em resolver o
problema da seguinte forma:
   Como sabemos que o saco é mais pesado, para a última medição
(terceira), no pior caso, devemos ter 3 sacos. Mediríamos dois deles
na balança, e se um for mais pesado, é este; se ambos forem iguais, o
terceiro é o saco mais pesado.
   Dito isso, na segunda (penúltima) medição, devemos medir grupos de
3 sacos. Podemos medir 3 grupos, usando a mesma lógica da última
medição. Portanto, deve chegar 9 sacos na segunda medição.
   Assim, na primeira medição, pelo mesmo raciocínio, teremos 3 grupos
de 9 sacos. Portanto, o N máximo é 27.
   Espero que esteja certo...

Beijos,

--