Re: [obm-l] Numeros no chapeu

Acho que dei tempo suficiente para quem quisesse pensar sozinho.
Segue abaixo a solucão completa para o problema original dos chapéus.
Primeiro o enunciado:

> Obrigado ! Bem interessante ! Fiquei agora curioso em saber o porquê da
> solução 20, 30, 50 ser única ?!

Podemos supor que os três números são 2u, |s+1|u, |s-1|u,
onde s e u são racionais, u > 0. O valor de u não é muito importante,
o importante aqui é s. Observe que os casos em que o maior número
é A, B, C correspondem respectivamente a -1<s<1, s>1 e s<-1.
No início do jogo, ninguém sabe o valor correto de s, só que s é diferente
de 1 e -1. O jogador A fica em dúvida entre s (o valor correto) e 1/s,
B fica em dúvida entre s e 2-s e C fica em dúvida entre s e -2-s.

Se s = 0 (ou seja, se os números forem 2u, u, u) então A descobre seu número
na primeira jogada. Assim, depois de A passar a vez na primeira jogada
fica sendo conhecimento comum entre A, B, C que s é diferente de 0.
Na segunda jogada, B descobre seu número se e somente se 2-s já tiver
sido eliminado, ou seja, para s = 2 (2u,3u,u; A teria falado se fosse 2u,u,u)
e para s = 3 (2u,4u,2u). Assim na segunda jogada são eliminados 2 e 3.
Na terceira jogada C descobre seu número se e somente se -2-s já tiver sido
eliminado, ou seja, para s = -2, -3, -4 e -5. Na quarta jogada A descobre
seu número se e somente se 1/s tiver sido eliminado na segunda ou terceira
rodada (se tivesse sido eliminado antes, ele (A) teria falado antes).
Ou seja, A responde na quarta jogada se e somente se s tem um dos seguintes
valores: 1/2, 1/3, -1/2, -1/3, -1/4, -1/5. Estes correspondem respectivamente
a (4,3,1), (3,2,1), (4,1,3), (3,1,2), (8,3,5), (5,2,3). Como 50 não é
múltiplo de 4, 3 ou 8, a única possibilidade é a última.

[]s, N.