From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br on behalf of Marcelo Roseira
Sent: Wed 2/2/2005 11:31 AM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] Probabilidade

	Prezados, segue abaixo uma boa questão de
	probabilidade:

	A pessoa X diz a verdade com probabilidade p1 e a
	pessoa Y diz a verdade com probabilidade p2,
	independentemente uma da outra. Se X faz uma
	afirmativa e Y diz que X mente, qual a probabilidade
	de que X diz a verdade?

	Se possível gostaria dos comentários do Professor
	Morgado e dos meus amigos professores Aurimenes,
	Demétrius e Josimar.

	Grande abraço a todos.

	Marcelo Roseira.

	Yahoo! Acesso Grátis - Instale o discador do Yahoo! agora. http://br.acesso.yahoo.com/ - Internet rápida e grátis